sábado, 24 de novembro de 2012

O karate nas Olimpíadas

Sr. Richard Jorgensen (CAN), presidente da ITKF, falando na Coletiva de Imprensa

Atualmente muito tem se falado sobre a entrada do karate nas Olimpíadas. Como sempre, fica a pergunta: qual a regra? Qual a federação que entrará nos Jogos?
A WKF está à frente nessa questão, participando dos Jogos Panamericanos e dos Jogos Mundiais, além de ser filiada ao COI.
A ITKF, entretanto, tem se movimentado no intuito de proteger os interesses do karate Tradicional em relação à sua participação nas Olimpíadas.
O presidente da entidade, o sr. Richard Jorgensen, convocou uma coletiva de imprensa, na Polônia, no dia 21 de novembro, para discutir a questão.
Seguem abaixo alguns trechos traduzidos do pronunciamento dele, bem como os links para a página da ITKF e a matéria original postada no Youtube.

http://www.itkf.org/events/announcements/?tx_ttnews[tt_news]=44

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=BF2Owi7tdDc



Seguem abaixo alguns trechos das palavras do sr. Richard Jorgensen, presidente da ITKF, na coletiva de imprensa:
“A ITKF jamais vai abrir mão de seus direitos, nem desistir da busca pela justiça...”
“Pessoas nobres, como o Sr. Lech Walesa*, entre outros, estão apoiando a ITKF em sua busca pela justiça. Eles compreendem os valores humanos de integridade, honestidade e justiça”
“A ITKF e a WKF representam o mesmo esporte? Certamente que não. As regras  da competição definem o esporte. A WKF representa a antiga WUKO, uma disciplina de socos e chutes. A ITKF é reconhecida internacionalmente pelo Comitê Olímpico Internacional (IOC) como a detentora e mantenedora do karate Tradicional”
“A IOC deve seguir suas próprias regras... e não dar mais consideração alguma ao intuito da WKF entrar nas Olimpíadas sem unificação.”
“A IOC deveria forçar a WKF a se tornar o que se propôs a ser: uma organização guarda-chuva da IOC com duas disciplinas reconhecidas e protegidas da mesma forma.”
“Os membros do Comitê deveriam corrigir a injustiça cometida por seu ex-presidente, impedindo que a WKF entre nos Jogos Olímpicos sem a unificação com a ITKF, na votação do ano que vem”
·     

*Lech Walesa é um político polonês e ativista dos Direitos Humanos que foi o primeiro presidente da Polônia (1990-95) após a queda do comunismo. Ele ainda venceu o Nobel da Paz em 1983.



Nenhum comentário: